Nos últimos anos, a palavra inovar passou a ser assunto do cotidiano de todo ecossistema empresarial.
Todos em uma busca alucinante de como trazer uma solução “matadora” para os desafios de hoje e também do amanhã.
Uma empresa que não traz no DNA às palavras: inovação, excelência, paixão, clientes, experiência, meio ambiente, pessoas e tecnologia, com certeza não fez a lição de casa direito.
Mas, afinal, o que na significa inovar na pratica? Como essa palavra tem mudado nosso dia a dia, os empregos, as oportunidades e a maneira de fazer negócios?
Em linhas simples, inovar nem sempre está alinhado em fazer algo de “outro planeta”, mas sim em fazer o mesmo de uma forma diferente.
Para exemplificar, recentemente fui visitar um casal de amigos e fiquei surpreendido com o extremo bom gosto da decoração da sala e da criatividade na utilização dos armários na divisão dos ambientes. Quando perguntei se tinham contratado algum arquiteto, fui surpreendido pela informação que tudo foi feito pela Internet!
A esposa “encontrou” uma profissional no Facebook (não despreze essa ferramenta, ainda são mais de 2 bilhões de usuários) e após o primeiro contato, os demais passos foram todos conduzidos por meio do WhatsApp.
O casal que mora no interior do estado de SP (Sorocaba), tirou fotos dos ambientes da casa e a profissional que mora em Patos de Minas (quase 800 km de distância) desenvolveu o projeto dos armários e auxiliou na compra de cada peça de decoração.
A arquiteta inovou ao alinhar tecnologia à atividade. Prova de que é possível sim expandir a base de clientes e ainda gerar uma ótima experiência de consumo sem ficar preocupado com a concorrência da esquina.
Vá à luta, pois as oportunidades muitas vezes estão disfarçadas de problemas. E não fique esperando uma ideia “duca” para revolucionar o mercado ou as condições ideais. Comece simples e comece hoje, mantenha o foco e faça com o cliente e não para o cliente.
Pense nisso e tenha uma boa jornada. Uma jornada inovadora, ainda que seja mais do mesmo, mas que seja diferente!