Falar sobre startups não deveria ser surpresa, já que elas estão cada dia mais presentes em nossas vidas ( Uber, Nubank e Ifood nasceram como uma startups). Mas, afinal, você sabe o que é uma Startup?
Então vamos lá…
Você já percebeu que hoje temos um cenário de intenso uso de tecnologia, não é mesmo?
Segundo dados da Anatel, em out/2017, o Brasil ultrapassou a barreira de 240 milhões de celulares com acesso à internet e, segundo dados do portal IG, quase 25% das vendas online são realizados por smartphones e tablets. E isto por si só já traz grandes transformações na arena de negócios, pois mudamos radicalmente nossos hábitos de consumo.
Agora, o que você talvez ainda não tenha percebido é que vivemos em uma era algorítmica. Hoje existe um universo de informações sobre tudo e todos, e que aglutiná-las e interpretá-las é um sinônimo de sucesso.
Como exemplo, temos as ferramentas chatbot (serviço baseado em inteligência artificial, onde o robô aprende e tende a dar respostas cada vez mais parecidas como as que as pessoas fariam) e onbording (ferramenta de dados que possibilita o mapeamento do público-alvo em minutos, não só pelo gênero e idade, mas pela renda, cidade e hobbies) que tem revolucionado o mercado digital.
Bom, adicione a tudo isso uma turma cansada de ter sempre o mais do mesmo e com coragem suficiente para desafiar o status quo. Pronto! Está formado o ambiente ideal para surgir, todos os dias, soluções para os mais variados temas do nosso cotidiano.
Uma startup quase sempre possui alguma tecnologia embarcada e uma estrutura de pessoas muita enxuta – mas tecnicamente muito boa – que resulta em maior velocidade na correção de rotas e na tomada de decisões. São empresas que tem no DNA a vocação em ser disruptivas, em redesenhar jornadas centradas na experiencia do cliente e extremamente nichadas.
Essas soluções, quando bem implementadas, trazem inovação e mudam radicalmente nossa relação de consumo, de trabalho e até mesmo pessoal.
A questão é que, enquanto tudo isso está acontecendo bem na sala ao lado, continuamos com a intensa jornada de conquistar share, encantar clientes e preservar a rentabilidade. Por isso, os processos de produção precisam ter cada vez mais a missão de servir ao cliente, com mais eficiência, autonomia e totalmente customizáveis.
E a sua empresa, que lado no mercado esta? Sua empresa possui um alto poder de transformação ou é mais do mesmo?!
Pense nisso, estamos em plena revolução 4.0.
E quanto a você?