Quando perguntam que país é sinônimo de inovação tecnológica e de idéias disruptivas qual é o primeiro nome que vem a sua mente?
Muitos pensarão nos EUA, Japão, Índia ou em algum outro do continente asiático, mas poucos na terra onde o sol nunca se põe, que reinventou o futebol, o tênis (para ficar só nestes dois esportes) e que gosta de chá e cerveja.
Ficou fácil agora? Ainda não?! Então vamos lá. Arena fértil onde nasceram mentes brilhantes que marcaram a indústria do cinema, da literatura, da ciência, da moda, da música e até mesmo da política.
Estamos falando de Charlie Chaplin, Shakespeare, Darwin, Beatles e do grande estadista Winston Churchill. Verdadeiros protagonistas (entre outros) que marcaram o tempo, derrubando as portas da mesmice.
Sim, estamos falando do Reino Unido!
A terra da rainha também foi a pioneira da Primeira Revolução Industrial e, somente 50 anos depois, o resto do mundo percebeu o que estava acontecendo. Agora em 2018, novamente a Inglaterra da sua contribuição para Revolução 4.0.
Ao regulamentar o sistema de Open Bank (http://www.bbc.com/news/business-42655716), empresas interessadas e devidamente certificadas pelo órgão regulador, poderão acessar os dados de consumo dos correntistas no sistema bancário, desde que, os titulares autorizem, é claro!
Mas, afinal, o que é o Open Bank e como ele pode transformar a maneira como consumimos e nos relacionamos com o dinheiro no mundo digital na prática?
É simples, os bancos têm armazenado todo o histórico de nossas transações e de nossos hábitos de consumo. Assim, conseguem saber onde gostamos de jantar, qual farmácia frequentamos, qual portal compramos, isso e muito mais!
Com o acesso a esses dados, as empresas poderão oferecer produtos cada vez mais customizados, elevando o grau de experiência e escolha dos consumidores.
Os bancos poderão oferecer serviços derivados das informações, leia-se, novos produtos.
Os consumidores também ganham, pois podem analisar comparativamente seus gastos e encontrar melhores ofertas em tudo, desde, empréstimos e planos de saúde até compras de eletrodomésticos.
Vejam que até mesmo uma nação que aprecia a tradição e tem a monarquia como forma de governo esta sempre se reinventando.
E você? Como você e sua empresa está contribuindo para melhorar a vida das pessoas?
Não fique olhando a troca da guarda. Deixe seu legado!
Um abraço e uma boa jornada.