Ao explicar as estações da via-sacra para minha filha de 4 aninhos, fui indagado: “Papai o que é o Natal?” De bate pronto pensei em repetir a lição que minha mãe havia me ensinado: Natal é data que celebramos o nascimento do nosso salvador, o menino Jesus. É o período que renovamos a esperança em um mundo melhor…
“Peraí”. Mundo melhor?! Mundo melhor não, de pessoas melhores!
Não adianta só dobrar o joelho, é necessário empenho para transformar a realidade ao nosso redor e isso começa com a família. Precisamos parar de achar que a culpa é da escola, da igreja ou do amiguinho do lado. Você, como cidadão tem uma enorme responsabilidade na construção de uma sociedade melhor. Às vezes, o que não conseguimos compreender nos assusta. Foi assim com Jesus e é assim até hoje!
Por isso, é preciso respeitar a diversidade, ser mais inclusivo, servir também ao diferente e não só ao semelhante. É preciso ser plural!
Agora, se você tem filhos, sua missão é ainda maior. Já parou para pensar em que tipo de ser humano que você está formando?! As crianças precisam aprender pelo exemplo o que é certo e o que é errado.
Que o vitorioso não é o mais esperto ou o mais competitivo. O vitorioso é o mais sábio, o que usa da empatia para solucionar os conflitos do cotidiano, que compartilha, o que olha para os lados e não só para frente, como manda a literatura. É aquele que sabe que é impossível ter sucesso ou ser feliz sozinho.
Que nesse Natal você tenha consciência do seu propósito como pessoa e que, depois dele, você possa ser ainda melhor, ainda mais amigo, ainda mais humano. Já temos tecnologia demais, faça uso da sua melhor competência: o coração.
Um feliz e santo natal!