Para muitos empreendedores, os últimos anos em nosso país foi para lá de desafiador. Alguns travaram batalhas difíceis, e é por isso que pergunto: se você estivesse na comum situação de ter apenas uma última escolha para virar a mesa do seu negócio, o que você faria?
Uma última bala de Prata. Pense bem!
Tentar vender a empresa (enquanto ainda existe) e ir embora do Brasil? Fazer uma mega promoção para aquecer as vendas? Apenas dormir e desativar os telefones? Ou ainda, ligar o dane-se?!
“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Essa frase é de Henry Ford, um pioneiro no sistema capitalista.
Você concorda?
Ford que me perdoe, mas se eu tivesse um último real, investiria em treinamento.
Sim, em treinamento!
Hoje temos uma corrida frenética para as redes sociais. Da padaria da esquina ao bom e tradicional alfaiate, todos querem surfar na onda da mobilidade e conveniência das plataformas como o Facebook, WhatsApp e Instagram (para citar só algumas).
Agora, será que esses audaciosos empreendedores estão prontos para o efeito colateral do uso dessas ferramentas? Será que possuem a tempestividade necessária nas respostas que os canais digitais exigem? Como lidam com a exposição negativa da marca no espaço cibernético?
Temo em dizer que não, e, é claro que existe exceção.
Na pratica, a empresa disponibiliza o WhatsApp como canal, mas demora muito para responder (quando responde). Tem uma página nas redes sociais, mas não gera conteúdo e não consegue engajar. Tem um site, mas não o atualiza e não gera conexão.
Em outras palavras, não basta apenas que o nome da sua empresa apareça quando jogamos algo no Google em busca de uma solução. É necessário provocar uma experiência única, seja no mundo digital ou físico, eles estão intimamente conectados.
Mas, na vida como ela é, acabamos por colocar as últimas fichas em propaganda, na esperança que os clientes retornem, quando o correto seria capacitar o time para os clientes terem motivos para voltar.
Mas como treinar com a grana curta?
Utilize a própria internet!
O YouTube está repleto de oportunidades. Tem muita gente boa disposta a contribuir pelo simples fato de saber que está ajudando alguém! Ainda existem portais, como o da Eduk (www.eduk.com.br) que tem se revelado uma interessante fonte de desenvolvimento a um custo acessível, entre outros.
E tem você. Sim, vc! Lidere pelo exemplo!
Não deixe seu sonho virar pesadelo, peça e busque ajuda. Dê o primeiro passo, você vai se surpreender.
A arena empreendedora está cada dia mais competitiva, não só pelos concorrentes, mas por nossa exigência como consumidores.
Então, antes de desistir, busque inspiração para vencer!!